Poseidon, o grande deus do mar


#Poseidon, o grande Deus do mar, que reinou sobre os mares e todos os meios aquáticos, era filho de Cronos e Reia e irmão mais velho de Zeus. Foi um dos 12 deuses principais vivem no Olimpo, embora ele quase sempre estava em seu palácio sob as águas e só visitou Olympus quando eu queria ver os outros deuses.

Saturno e os outros Titãs (ver Cronos) reinava até Zeus iniciaram uma guerra contra eles. Mas após a vitória dos jovens deuses Zeus, Poseidon e Hades o seguia, o mundo estava dividido entre eles. Zeus dominou o céu e o mar de Poseidon. Sendo o rei dos deuses, Zeus dominou também a terra, território neutro, em que o Deus do mar é conhecido através de terremotos. Iracundo Poseidon era temido como ' isso abalou a terra», de acordo com Homer e instigou o mais abruptas marés e tempestades no mar.

Poseidon não aceitou voluntariamente que seu irmão era o governante de todos os deuses. Uma vez veio a conspirar contra ele, com a ajuda de Hera e Atena, para tentar derrubá-lo. Os três plotagem como para prendê-lo, mas a Nereida Tétis veio para resgatá-lo e chamado os gigantes 100 braços Briareo, força extraordinária, então que ele ou ela venha para o Olimpo. Lá fiquei do lado do trono de Zeus na atitude de ameaçar e gerenciado para sufocar a rebelião.

O Deus do mar, que os marinheiros tinham que conviver, temível e caprichosa foi cultuado em todo o mundo grego e romano. Muitas das imagens foram preservadas como uma figura imponente com sua barba e seu tridente, a arma que ele usou para peixes e que tinha sido um presente dos Ciclopes, que também deram Zeus relâmpago e capacete de Hades que o tornava invisível. No entanto, segundo alguns, Poseidon tinha sido em primeiro lugar, um Deus da terra, porque seu nome significa «cônjuge da terra», mas posteriormente substituiu o mar como divindades Nereus e Proteus.

Acredita-se que uma vez também era adorada com a forma de um cavalo, como Hera era uma vaca e Atena no de uma coruja. Eu era atribuída a Poseidon a criação de vários animais, como o cavalo, o touro e o golfinho.

De vez em quando, Deus deu seus cavalos excepcionais aos mortais. Assim, deu para cavalos de Pelops que venceu a corrida para a sua futura esposa Hippodamia e, junto com outros deuses, deu falantes de Peleu e cavalos imortais xanthus e Xantos após seu casamento com a deusa Tétis.

O mesmo Poseidon tinha uma carruagem puxada por cavalos-marinhos que lhe permitiu viajar através das ondas em alta velocidade. Sua esposa Anfritrita, filha de marina a divindade Nereo, viveu ao seu lado em um palácio de ouro no fundo do mar. Eles foram cercados por um grande séquito de ninfas. Seu filho Tritão, um tipo de sirene masculino e suas filhas laminados e Benthesikyme também viveu com eles.

Como seu irmão Zeus, Poseidon não foi um marido fiel, como ele seduziu e forçou muitas deusas, ninfas e mortais que tinham inúmeros descendentes. Já antes de seu casamento com Anfritrite, ele tinha tido um caso com sua irmã Demeter e nem tinha projetado o gigante Anteu com sua avó Gaya. O infame ciclope Polifemo era também seu filho e além disso, Teseu é atribuída a paternidade do grande herói. Poseidon fez invulnerável para o efeito de armas seu filho silte, apesar de que nada para evitar Aquiles fez matá-lo, que ele fez com a tira de seu próprio capacete. Poseidon então transformou seu filho em um cisne.

Uma das muitas vítimas da lascívia de Poseidon foi Medusa.

Embora a aparência que têm transmitido-nos foi terrível, parece que a Medusa tinha sido bonita antes. Tanto que Poseidon tinha perdido o controle e forçou-a em um santuário de Atena, que ficou bravo, então ele decidiu puni-la e encher o cabelo de serpentes. Quando Perseu matou Medusa, pouco tempo depois, a Gorgon estava grávida de seu relacionamento com Poseidon. Tão logo ela foi decapitada as crianças Poseidón Crisaor nasceu no sangue derramado e Pegasus, o alado cavalo.

Outras vítimas da luxúria de Poseidon eram a bela princesa Cornix, que escapou do Deus no último momento quando Athena transformou-a em um corvo e a filha do rei de Tesalonia, Canis, cujo pedido Poseidon tornou-se um homem, após o estupro.

Como o resto dos deuses, Poseidon poderia adotar como queria e explorar a capacidade de suas escaramuças amorosas. Assim, é disfarçado de cavalo, boi, aves, cordeiro ou golfinho.

As relações de Poseidon com os mortais não foram exclusivamente sexuais. Com Apolo, por exemplo, construiu o muro da cidade de Troia para o rei Laomedonte, que então se recusou a pagar o preço acordado em ouro para o Deus do mar. Poseidon se vingou está inundando a cidade e exigindo que a filha do rei foi sacrificada a um monstro do mar.

Heracles resgatá-la e também foi enganado pelo rei. Como ele tinha fama de implacável, o ressentimento de Poseidon atingiu até mesmo os descendentes do rei e, portanto, tornou-se o mais fervoroso defensor dos gregos, juntamente com o Apollo, durante a guerra de Troia.

No entanto, após a guerra, nem os gregos escaparam a sua ira porque, em seguida, ele matou o «pequeno Ajax», filho de Oileu, que tinha contaminado o Trojan do Santuário de Athena lá forçando a princesa Cassandra. Ulysses foi também uma vítima da ira de Poseidon, depois de deixar o seu filho Polifemo cego.

De Poseidon para Minos, rei de Creta, outro conflito eclodiu quando o rei pediu um touro a sacrificá-la em sua homenagem. Deus deram-lhe um touro branco tão lindo que o rei decidiu mantê-lo, que provocou a ira de Poseidon, que se tornou a esposa do rei, Pasifae, animal com base e copulase com ele para conceber o Minotauro, uma criatura monstruosa com corpo de homem e cabeza de toro. Este fato teve sequelas terríveis.

Os problemas de Poseidon com os atenienses eram de natureza diferente. Ele tinha competido com Athena para o domínio da Ática, onde é Atenas, oferecendo a seus habitantes o presente mais útil.

#Poseidon pregado seu tridente em terra na Acrópole e produzido uma água preta bem. Mas Athena causou a crescer uma árvore verde-oliva no mesmo ponto e foi declarada vencedor e protetor da cidade. Poseidon não poderia derrotar e então causou uma terrível inundação na Ática, mas Zeus interveio pouco depois para que ele reconciliase com os atenienses. Desde então, ele era venerado na maneira que ele queria e a cidade dependia de navios e comércio marítimo.

Após dois mil anos de cristianismo, Poseidon, principalmente sob seu nome romano de Netuno, manteve-se como um dos deuses gregos mais conhecidos. Zeus teve uma existência mais escura durante o período cristão e Hades ainda tem sido esquecido. Desde a Renascença, Poseidon consolidou sua posição de privilégio na iconografia ocidental. Ele aparece em inúmeras fontes monumentais do período neoclássico.

Na era moderna, surgiu um novo rito para este Deus: marinheiros e passageiros cruzando o Equador pela primeira vez recebem o «batismo de Netuno», uma cerimônia onde a tripulação vestida de Netuno e derrama a água de sal sobre os não-iniciados então beber c sobre eles.

Referência de informação

The article is a translation of the content of this work: Mitos y Leyendas - Poseidón


Postagens mais visitadas deste blog

Parasitóides

O ensino da matemática na Roma antiga

Estudo revela como cupinzeiros são ventilados, poderia oferecer lições para arquitetos humanos