Gigantes, era do gelo

Gigantes, era do gelo


Fóssil do Tibete oferece novos insights sobre a origem da megafauna do Pleistoceno adaptado ao frio, que geralmente tem sido procurada na tundra ártica ou em estepes frias em outros lugares.
Reconstrução do artista de rinoceronte lanoso tibetano (Julie Naylor)

A extinção dos gigantes da Era do Gelo, como mamutes, rinocerontes lanudos, preguiças gigantes e gatos dente de sabre tem sido amplamente estudada, mas muito menos se sabe sobre onde estes gigantes veio.

A descoberta de um fóssil de rinoceronte lanoso primitivo no Tibete sugere que alguns mamíferos gigantes evoluiu pela primeira vez antes do início da Idade do Gelo. A descoberta está publicado na edição desta semana da revista Ciência.

Uma equipe de geólogos e paleontólogos liderada por Xiaoming Wang do Museu de História Natural de Los Angeles County e Qiang Li, do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia da Academia Chinesa de Ciências, descobriu um crânio completo e mandíbula inferior de uma nova espécie de lã rinoceronte Coelodonta thibetana.

A descoberta aconteceu no sopé dos Himalaias no platô tibetano do sudoeste.

"Em locais frios, como o Tibete eo Ártico e na Antártida, onde estão as descobertas mais inesperadas serão feitas no futuro- estas são as fronteiras restantes que são ainda largamente inexplorado", disse Wang.

O novo rinoceronte é de 3,6 milhões de anos, muito mais velho e mais primitivo do que os seus descendentes Ice Age nas estepes de mamute em grande parte da Europa e Ásia.

O animal extinto tinha adaptações especiais para varrer a neve, usando o seu chifre achatada para revelar vegetação, um comportamento útil para a sobrevivência no clima tibetano dura.

Os rinocerontes viveu numa época em que o clima global foi muito mais quente e os continentes do norte estavam livres das camadas de gelo enormes vistos no Ice Age mais tarde.

O rinoceronte acostumou-se a condições de frio em altas altitudes, e tornou-se "pré-adaptados" para o futuro do clima da Idade do Gelo.

Quando a Idade do Gelo finalmente chegou, os rinocerontes frio-loving simplesmente desceu das montanhas altas e começou a se expandir por todo o norte da Ásia e da Europa.

"Esta descoberta esclarece a origem dos rinocerontes e, talvez, a maior parte do agora extinto, adaptada ao frio, grandes animais que viveram na região do Himalaia e em toda a Eurásia cerca de 2,6 milhões de anos atrás", disse o geólogo e paleontólogo Richard H. Pista da Divisão de Ciências da Terra da NSF.

Além do novo rinoceronte lanoso, os paleontólogos descobriram espécie extinta de cavalo de três dedos, bharal tibetano, chiru, o Snow Leopard, texugo, bem como 23 outros tipos de mamíferos.

A assembléia fóssil do Tibete oferece novos insights sobre a origem da megafauna do Pleistoceno adaptado ao frio, que geralmente tem sido procurada na tundra ártica ou em estepes frias em outros lugares.





»Semana 37»»
Gigantes, era do gelo
»Paleontologia» E.T.In.Ciência »
rinoceronte, cavalo de três dedos, bharal tibetano, megafauna
Comunidade »
Article »English »Tibet: a Homeland for Ice Age Giants» Sci-News

Postagens mais visitadas deste blog

Parasitóides

O ensino da matemática na Roma antiga

Estudo revela como cupinzeiros são ventilados, poderia oferecer lições para arquitetos humanos