Medicina

Medicina
Vitamina D
Pode ajudar a proteger contra o câncer
CMisteriosBlog
Altos níveis de vitamina D podem estar ligados a um menor risco de desenvolver câncer, de acordo com o estudo de adultos japoneses.

A vitamina D é produzida pela pele em resposta à luz solar . Ajuda a manter os níveis de cálcio no corpo para manter ossos, dentes e músculos saudáveis.

Embora os benefícios da vitamina D em doenças ósseas sejam bem conhecidos, há evidências crescentes de que ela pode beneficiar outras doenças crônicas , incluindo alguns tipos de câncer. Mas até agora, a maioria dos estudos foi realizada em populações européias ou americanas, e as evidências das populações asiáticas são limitadas.

"Como as concentrações e o metabolismo da vitamina D podem variar de acordo com a etnia, é importante descobrir se efeitos semelhantes seriam observados em populações não caucasianas", disse o principal autor Dr. Taiki Yamaji, do Centro Nacional do Câncer do Japão, e colegas.

"Então, nós decidimos avaliar se a vitamina D estava associada ao risco de câncer total e específico para o local".

O Dr. Yamaji e co-autores analisaram dados do Estudo Prospectivo do Centro de Saúde Pública do Japão (JPHC), envolvendo 33.736 participantes do sexo masculino e feminino com idades entre 40 a 69 anos.

No início do estudo, os participantes forneceram informações detalhadas sobre seu histórico médico, dieta e estilo de vida, e amostras de sangue foram coletadas para medir os níveis de vitamina D.

Os níveis de vitamina D variaram dependendo da época do ano em que a amostra foi colhida, tendendo a ser maior durante os meses de verão e outono do que no inverno ou na primavera.

Depois de contabilizar essa variação sazonal, as amostras foram divididas em quatro grupos, variando do menor ao maior nível de vitamina D.
Os participantes foram monitorados por uma média de 16 anos, durante os quais foram registrados 3.301 novos casos de câncer.

Após o ajuste para vários fatores de risco de câncer conhecidos, como idade, peso (IMC), níveis de atividade física, tabagismo, ingestão de álcool e fatores dietéticos, os pesquisadores descobriram que um nível mais alto de vitamina D foi associado com um menor (cerca de 20%) risco relativo de câncer total em homens e mulheres.

Níveis mais elevados de vitamina D também foram associados com um risco relativo menor (30-50%) de câncer de fígado, e a associação foi mais evidente em homens do que em mulheres.

"Nenhuma associação foi encontrada para câncer de pulmão ou próstata, e nenhum dos cânceres examinados mostrou um risco aumentado associado a níveis mais altos de vitamina D", disseram os pesquisadores.

"As conclusões foram praticamente inalteradas após a contabilização de fatores dietéticos adicionais e depois de mais análises para testar a força dos resultados."

Os resultados da equipe apoiam a teoria de que a vitamina D pode proteger contra o risco de câncer, mas que pode haver um efeito de teto, o que pode sugerir que não há benefícios adicionais além de um certo nível de vitamina D.

"Mais estudos são necessários para esclarecer as concentrações ideais de vitamina D para a prevenção do câncer", disseram os cientistas.

Editado pela equipe

O artigo é uma tradução do conteúdo deste página: SCI NEWS -Vitamin D May Help Protect Against Cancer: Study . O conteúdo pode ser editado para estilo e tamanho.

Postagens mais visitadas deste blog

Parasitóides

O ensino da matemática na Roma antiga

Estudo revela como cupinzeiros são ventilados, poderia oferecer lições para arquitetos humanos